Se você gosta ou precisa organizar uma festa infantil, o ideal é seguir um roteiro para se certificar de que não esqueceu de nada importante.
Para isso separamos algumas etapas essenciais.
1. Planejamento
Planejamento é uma palavra que verá em qualquer projeto independentemente do tamanho. Se pretende fazer um bolinho em casa ou um festão em salão, a etapa do planejamento é uma das mais importantes.
Numa festa infantil, o planejamento implica em
– Definir o dia do evento
– Definir o horário do evento
– Decidir o número e montar a lista de convidados
– Definir o local do evento (e tentar descobrir como costuma ser o clima na época, se for ambiente aberto)
– Decidir o orçamento a utilizar
– Definir o tema e os itens necessários
– Fazer um cronograma
– Encontrar fornecedores, se for o caso (pedir orçamentos e ver avaliações)
2. Execução (pré-festa)
Execução é o momento de começar a fazer o que precisa para o seu momento especial. Exemplo:
Só um bolinho (mesmo): comprar os descartáveis ou verificar se tem os recipientes adequados ao número de convidados; encomendar ou comprar os materiais para fazer o bolo e bebida; comprar, alugar ou definir a roupa do(a) aniversariante.
Só um bolinho com “alguns” detalhes: comprar os descartáveis ou verificar se tem os recipientes adequados ao número de convidados; fazer, comprar ou reservar o aluguel dos itens de decoração; encomendar ou comprar os materiais para fazer o bolo e quitutes e bebidas da festa; criar uma playlist; fazer, improvisar, alugar ou comprar algo para entretenimento; comprar, alugar ou definir a roupa do(a) aniversariante. Obs: Se pretende realizar a festa em play, lembre-se de fazer a reserva com antecedência e se for distribuir lembrancinhas, faça ou encomende com antecedência.
Festa em salão: faça ou compre os itens necessários não incluídos pelo salão (geralmente doces da mesa do bolo, vela e lembrancinhas); crie uma playlist (se quiser músicas específicas durante o evento); contrate um fotógrafo ou peça para algum conhecido registrar os momentos da festa; compre, alugue ou defina a roupa do(a) aniversariante; contrate algum entretenimento (se desejar) como personagens do tema.
3. Execução (dia da festa)
Chegou o grande dia!! Parabéns pelo esforço. Se tudo correu conforme o previsto, nesse momento você deve tentar relaxar e aproveitar o dia. Reserve um tempo para se produzir com tranquilidade, peça ajuda caso ainda tenha faltado algo e curta muito a sua festa. Lembre-se que a festa é principalmente para o aniversariante e não para os convidados. Se ele(a) tiver incomodado(a) com algo que seja possível mudar, mude. Ex. recentemente minha filha fez 3 anos e no salão tinha uma tirolesa. Quando começaram a usar o brinquedo ela ficou com medo e muito incomodada com o baralho, provavelmente por ser novidade. Tentamos mostrar para ela que não havia perigo, mas o incomodo estava realmente muito grande, então pedimos para desativar o brinquedo (tinham muitos outros no salão). A questão é, naquele momento, ela era a prioridade.
4. Execução (pós festa)
Ufa, acabou. Uma mistura de cansaço e de satisfação certamente paira aí. Se a festa foi em casa, chegou o momento de organizar tudo. Se possível, peça ajuda. Se a festa foi fora de casa, pode ir direto para a etapa de abrir os presentes (ideal é fazer no dia seguinte, quando estiverem descansados). Aproveitem bastante esse momento. Uma sugestão é de tirarem foto do presente com o nome de quem deu para mostrarem o presente para a pessoa quando estiver em uso.
5. Checagem
Esse momento, alguns dias após a festa, serve para você identificar o que deu certo e o que poderia melhorar para as próximas festas. Afinal, nossa vida deve ser celebrada do jeito que fizer mais sentido para nós!!
E quanto a você, como prefere comemorar?
0 Comentários