Desenvolvida por Paul J. Meyer, a roda da vida é uma ferramenta de fácil utilização que te ajuda a enxergar, de forma clara, o seu índice de satisfação com as áreas da sua vida e os principais pontos a trabalhar para alcançar o seu nível de satisfação dos sonhos.
Neste artigo iremos apresentar o que é a roda da vida, quais são as áreas elencadas nela, como utilizá-la e exemplos de perguntas a fazer para auxiliar no preenchimento. Além de disponibilizar um modelo para download gratuito.
Não trataremos sobre o autor, mas sugerimos a leitura sobre a sua linda trajetória em seu site oficial https://pauljmeyer.com/.
O que é a roda da vida?
A roda da vida é um instrumento de auto avaliação utilizado para auxílio no desenvolvimento pessoal e elaboração de metas que abrangem vários aspectos da vida. A forma mais difundida da roda é a que considera 4 categorias (pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos), com 3 subcategorias cada. Porém, ela é facilmente adaptável tanto para uso pessoal quanto para profissional. Você pode definir e redefinir os setores abrangidas a qualquer momento.
Quais são os setores da roda da vida? O que colocar na roda da vida?
Neste artigo, apresentaremos o modelo com 12 subáreas, são elas:
Pessoal, que abrange desenvolvimento intelectual, saúde e disposição e equilíbrio emocional;
Profissional, que inclui recursos financeiros, realização e propósito e contribuição social;
Qualidade de Vida, que conta com hobbies e diversão, plenitude e felicidade e espiritualidade; e
Relacionamentos, que engloba vida social, relacionamento amoroso e família.
Os aspectos considerados são subjetivos, portanto, você pode refletir e analisar o que cada uma dessas palavras significa para você e definir um grau de satisfação nela. Porém, como forma de dar um direcionamento caso não tenha ideia de como começar, deixaremos algumas questões que podem ser pensadas diante de cada categoria.
2º Defina o período da análise, ou seja, escolha se quer analisar com base no dia, na semana, no mês, no ano…
3º Reflita sobre cada área da roda da vida e pinte o número correspondente ao seu grau de satisfação com ela, sendo 0 insatisfeito e 10 satisfeito. Lembre-se de ser totalmente sincero consigo para que a análise da sua realidade seja o mais fiel possível.
Ao término desse artigo deixaremos algumas sugestões de questionamentos para ajudar a definir o grau de satisfação (totalmente opcional).
4º Uma vez que tenha pintado todas as áreas da roda, você deve pegar uma caneta ou marca texto de outra cor e pintar a linha corresponde ao seu nível de satisfação desejado em cada um dos itens. Pode considerar nesse momento algum período específico, como o próximo dia, semana, mês, ano… Exemplo: Se em carreira sua pontuação de satisfação foi 5 e você deseja que no próximo ano seja 7, contorne a linha sete.
5º Por fim, analise sua roda, veja as áreas em que seu desejo está mais longe da realidade em quais você conseguiu se superar. Através dessa análise, pense em 3 categorias para criar seu plano de ação e alavancar os resultados. Não necessariamente precisam ser as categorias com pontuação mais baixas. Você tem que ter consciência de que a roda dará um mapa da sua situação. A definição da ação é com você.
Depois de fazer a sua roda, conta aqui pra gente quais serão suas áreas prioritárias.
Quer saber como fazer metas a partir da roda da vida? Veja o artigo Como elaborar metas com a roda da vida.
0 Comentários