Trabalhar em casa demanda atenção redobrada para não desviar o foco. Casa, trabalho, estudos, família, etc. É tanta sobrecarga de informações e necessidade de ser multitarefas que acabamos fatigados. Dessa forma, é cada dia mais importante achar meios eficazes de gerenciamento de tempo e manutenção de foco e concentração. Para isso, uma das técnicas que pode ser perfeita para sua rotina é a Técnica Pomodoro.
Mas afinal, o que é a técnica Pomodoro?
A técnica Pomodoro, criada por Francesco Cirillo (https://francescocirillo.com/) e amplamente divulgada em sua obra intitulada “A Técnica Pomodoro”, resumidamente consiste na gestão de tempo por meio de blocos cronometrados, comumente de 25 minutos, separados por breves intervalos.
Como funciona o método Pomodoro?
O passo a passo implica na escolha da tarefa que deseja focar; na marcação do tempo estipulado por meio de um cronômetro (daí o nome Pomodoro porque o timer utilizado tinha o formato de um tomate, que em italiano significa pomodoro); na execução da tarefa de forma concentrada até o soar do alarme; na pausa curta (geralmente de 5 minutos) para recarregar as energias; na repetição de quatro ciclos; na pausa mais longa (15 a 30 minutos); no reinício do ciclo.
A técnica é simples, mas para facilitar daremos algumas dicas e exemplos de como aplicá-la visando ao aumento da produtividade e minimização dos ruídos.
6 dicas para aumentar a produtividade no home office com a técnica Pomodoro
foto pexels
O primeiro passo para aplicar essa e qualquer outra técnica, é acreditar que realmente é possível, pois o desenvolvimento de um método envolve muitos estudos e aplicações práticas, então tente de coração aberto. Se necessário, faça pequenas adaptações para que o pomodoro funcione na sua rotina (isso é normal e super válido). Exemplo. Se ao invés de 25 minutos quiser fazer em 30 minutos. Ou 50 minutos com intervalo de 10 (só lembre de verificar se nesses minutos de execução você consegue de fato manter o foco). Dito isso, vamos as dicas.
1) Liste todas as tarefas que precisa fazer, uma boa forma de fazer isso é com planejamento (utilize uma agenda, planner ou anote em algum meio digital). Em nosso site disponibilizamos alguns modelos de planners gratuito, confira aqui. Feita a lista, selecione as prioridades e se possível comece por elas.
2) Teste quanto tempo precisa para manter o foco. Se conseguir fazer alguns de 25 minutos com muita concentração, experimente aumentar esse tempo para 50 minutos, por exemplo, com intervalo proporcional. Lembre que a pausa é fundamental para diminui a sensação de sobrecarga e te ajudar a manter o foco na tarefa que estiver desenvolvendo. Portanto, não a menospreze.
3) Opte por um timer que não seja no celular, se possível. Se o celular ficar por perto pode servir de distração.
4) Utilize as pausas sabiamente, pois são elas que permitem que seu cérebro descanse e consequentemente aumente a capacidade de concentração. Aproveite para alongar-se, beber água e desanuviar a mente.
5) Tenha um bloco e uma caneta por perto, pois a nossa mente ama nos dar ideias e lembretes quando tentamos nos concentrar em algo. Se surgir algo (não urgente) que precise lembrar, anote e veja após o período de concentração.
6) Comemore, pois cada ciclo vencido é um progresso.
Essas foram as dicas de como utilizar o pomodoro para aumentar a sua produtividade. Lembre-se que apesar desses pomodoros (25 minutos) parecerem pouco tempo, eles são suficientes para te estimula a trabalhar focado no período de concentração, pois você sabe que logo terá uma pausa para as distrações e isso já pode fazer uma baita diferença em sua produtividade e no seu bem-estar.
0 Comentários